Novidades do Setor Agrícola

Tractores Ibéricos

Kubota junta-se ao cluster francês Inno'vin para enfrentar os grandes desafios colocados pela automatização da viticultura.

27/07/2021

COMUNICADO DE IMPRENSA

21 de Julho de 2021

A 29 de junho de 2021, a Kubota Corporation juntou-se oficialmente aos 170 membros da Inno'vin, um dos principais clusters da Europa dedicado à inovação vitivinícola. Esta parceria permitirá às duas organizações trabalhar em conjunto para identificar e responder aos atuais desafios enfrentados pelo sector vitivinícola, incluindo a escassez de mão de obra e questões relacionadas com o desenvolvimento da agricultura sustentável.

Graças às várias ações efetuadas pelo agrupamento Inno'vin, a Kubota poderá aceder a um ecossistema de arranque de alta tecnologia em automatização de vinhas e impulsionar novas colaborações, tais como pilotos e projetos de prova de conceito para fornecer soluções integradas com os membros do agrupamento, ou investir diretamente em empresas.

Nos últimos anos, a escassez de mão de obra tornou-se um problema global, especialmente nas vinhas, que envolvem mão de obra intensiva e necessitam atualmente de mão deobra qualificada e não qualificada. "Através da sua adesão ao agrupamento Inno'vin, a Kubota pretende encontrar parceiros e start-ups que possam ter um impacto na sustentabilidade, rentabilidade e bem-estar dos agricultores. Estamos também a estudar a possibilidade de estabelecer projetos de inovação com membros do agrupamento que tenham problemas de cultivo, o que permitirá a transferência de tecnologia". - diz Daria Batukhtina, Gestora de Desenvolvimento de Negócios do Centro de Inovação Kubota Europa.

A Kubota tem uma história comprovada de fornecimento de maquinaria agrícola eficiente e fiável aos agricultores. No entanto, a economia global está a sofrer uma grande transformação, particularmente nas áreas da alimentação, água e ambiente, exatamente as áreas em que a Kubota opera. "Nos próximos 10 anos assistiremos a grandes mudanças nesta área, e precisamos definitivamente de acompanhar o ritmo do mercado no que diz respeito a vendas e serviços. Para responder a isto, é necessário deslocar o negócio da venda de produtos para o fornecimento de soluções abrangentes. Através desta cooperação, e através de potenciais investimentos adicionais em start-ups na indústria vinícola, pretendemos fornecer uma solução abrangente para a viticultura". - diz Hervé Gérard-Biard, VP de Desenvolvimento Empresarial da Kubota Holding Europe.

A União Europeia é o maior produtor de vinho do mundo. Existem cerca de 2,5 milhões de viticultores e 3,2 milhões de hectares de vinhas na UE. Desde robots e drones concebidos para ajudar os viticultores a obter o melhor das suas vinhas, até aplicações orientadas para o consumidor, a indústria do vinho já tira partido das novas tecnologias. Em áreas como a viticultura e a vindima, nas quais a mecanização ainda não foi totalmente implementada, a Kubota já colabora com empresas em fase de arranque que dependem de tecnologias avançadas para fornecer um serviço conectado que antecipa as questões que os agricultores enfrentarão num futuro não muito distante. Esta é uma das formas pelas quais a Kubota faz progressos constantes em direção ao futuro da agricultura na indústria vinícola.

"A inovação é alcançada através de diferentes sinergias: entre pessoas, entre áreas de atividade, e entre tecnologias. Todos eles partilham um foco comum nas necessidades dos agricultores. A este respeito, a Inno'vin faz todos os esforços para assegurar que estas atividades sejam efetuadas de forma eficiente. Estamos felizes por ter Kubota entre os nossos membros e a trabalhar de perto com os atores no ecossistema"! - diz Gilles Brianceau, Diretor do cluster Inno'vin.

"Já tínhamos começado os nossos esforços para otimizar as vinhas e os processos de produção, enquanto adquirimos uma melhor compreensão das mais recentes necessidades e exigências dos clientes através do cacho Inno'vin. Sabemos que existem muitos parceiros em todo o mundo com tecnologias avançadas que terão um enorme impacto na sociedade no futuro. Estamos ansiosos por liderar o caminho para a inovação na indústria do vinho com a ajuda da Inno'vin" -concluiu Daria Batukhtina, Gestora de Desenvolvimento de Negócios no Kubota Innovation Center Europe.

A Kubota combinará a sua perícia e tecnologia com a de outros fornecedores líderes de alta tecnologia para abrir caminho a um maior desenvolvimento de soluções e negócios que abordem quaisquer questões que possam surgir.

Sobre Kubota

Kubota é um fabricante líder de equipamento agrícola, relvado e de construção e Motores Industriais desde 1890. Com sede mundial em Osaka Japão, e escritórios em mais de 120 países, e com mais de 41.000 empregados em toda a América do Norte, Europa e Ásia, Kubota alcançou em 2020 receitas de 17,3 mil milhões de dólares. Embora o equipamento agrícola seja a principal linha de produtos da Kubota, a Kubota também produz uma carteira diversificada de outros produtos, incluindo sistemas de filtração de água em toda a cidade, irrigação, tubagens, telhados, habitações e grandes válvulas subterrâneas.

A nossa missão

A nossa missão, "Pela Terra, Pela Vida", fala do nosso empenho na preservação do ambiente natural da Terra enquanto ajuda a produção de alimentos e abastecimento de água vitais para as necessidades da sociedade à medida que a nossa população mundial continua a crescer. Essa missão realiza-se cada vez que um trator Kubota colhe a terra para produzir alimentos que sustentam a vida ou o nosso equipamento de construção.